O conselho de administração da Petrobras deve analisar nesta quarta-feira (13) a indicação do engenheiro José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da companhia, nome oferecido pelo Ministério das Minas e Energia (MME). Se for aceito, será o terceiro nome indicado pelo governo federal para governar a estatal.
Ferreira Coelho está a frente do conselho de administração da Empresa Brasileira de Petróleo e Gás Natural desde 2020. Ele também foi secretário de Petróleo, Gás Natural, e Biocombustíveis do MME na gestão de Jair Bolsonaro .
O atual presidente da estatal, general da reserva Joaquim Silva e Luna, foi excluído da lista de indicações do conselho, apresentada no fim de março. A situação de Luna se deteriorou desde o último reajuste de preços dos combustíveis, há pouco mais de um mês.
O conselho de administração da Petrobras também precisará analisar os novos indicados pelo Planalto para compor o colegiado, além do nome de seu novo presidente. O governo brasileiro tem maioria de votos, mas acionistas minoritários querem ampliar sua presença por meio do chamado voto múltiplo.
Para falar sobre o assunto neste episódio do E Tem Mais participam a analista da CNN Raquel Landim e Helder Queiroz, ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(Publicado por Carolina Farias*)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Troca de comando da Petrobras coloca estatal em novo rumo diante de alta de combustíveis no site CNN Brasil.